A construção modular está gerando uma grande transformação na construção civil do mundo todo. Ela já é queridinha na Europa e na Ásia, agora está ganhando o Brasil também. Os motivos para isso não são poucos: sustentabilidade, inovação, rapidez, melhor custo-benefício, liberdade arquitetônica, entre muitos outros.
Existem muitos tipos de construção modular, como em concreto, madeira, aço, betão, e é claro: granito! O granito é um dos materiais mais vantajosos para usar em um sistema construtivo modular e as razões para isso vão além da estética.
No texto de hoje, nós iremos explicar o que exatamente é a construção modular e as vantagens proporcionadas pelo granito para esse tipo de obra. Então, fique até o final para compreender tudo!
O que é a construção modular?
A construção modular funciona a partir de módulos construídos em fábricas, fora do local da obra. Quando esses módulos estão prontos, eles são transportados para a área onde sua edificação será construída. Em seguida, eles são montados.
Ficou confuso? Pense em um lego! Na construção modular, os blocos são fabricados à parte até que estejam completos. Dessa forma, eles já chegam prontinhos ao local da obra e só precisam ser encaixados e interligados, como os legos.
Muitas pessoas erroneamente pensam que a construção modular é sem personalidade, muito padronizada e com pouca necessidade de arquitetura por ser pré-fabricada. Entretanto, a verdade é bem diferente! As construções modulares possibilitam uma liberdade arquitetônica enorme, gerando projetos originais e com grande flexibilidade de uso.
Afinal, construção modular em granito vale a pena?
Antes de tudo, precisamos falar um pouco sobre o granito em si, pois muitas de suas características benéficas estão ligadas à sua origem.
O granito é um tipo de rocha ígnea. Isso significa que ele é gerado a partir da consolidação ocorrida pelo resfriamento do magma (lava vulcânica) derretido ou parcialmente derretido.
As cores mais comuns do granito estão dentro dos tons acinzentados, escuros e avermelhados. No entanto, por ser uma pedra versátil, o granito pode ser encontrado em outras cores, como o branco, o azul, o marrom, o verde e até o amarelo.
De qualquer forma, seu desenho é muito refinado e charmoso, o que faz com que ele sirva para projetos de estilos arquitetônicos bem variados.
Um dos maiores pontos vantajosos do granito é a sua resistência e durabilidade. Isso significa que ele resiste bem a desgastes abrasivos, a altas temperaturas, à água, aos produtos químicos e a intempéries climáticas. Sendo assim, eles podem durar muito mais do que outros materiais, mesmo sem manutenção.
Falando em manutenção, o granito não proporciona dores de cabeça com relação a isso. A sua limpeza pode ser muito simples de realizar, podendo contar apenas com sabão ou detergente neutro e pano úmido.
Por todas essas vantagens, a construção modular em granito pode ser um prato cheio para projetos por todo o Brasil, independente do tempo e temperatura.
É importante lembrar que para ter todas essas vantagens em sua construção modular em granito, é preciso confiar o projeto em uma empresa que seja especializada em sistema construtivo inovador do tipo modular, como a pedra.
Felizmente, você pode contar com a TF Stone. Desde 2020, somos a primeira empresa de origem brasileira a gerenciar e certificar o único sistema construtivo inovador 100% sustentável e natural do tipo modular em placas de granito. Temos o propósito de levar inovação e tecnologia construtiva sustentável a todos.
Para completar, a TF Stone é uma empresa de qualidade nível A, inovando na área da construção civil e sempre buscando melhores soluções tecnológicas e aspectos sustentáveis.
Quer tirar uma dúvida ou realizar um orçamento? Clique AQUI!